O que é container IBC

Os containers IBC (Intermediate Bulk Container) são reservatórios multiuso utilizados principalmente pelas indústrias para o armazenamento e transporte de mercadorias a granel. Eles podem transportar cargas líquidas, sólidas, semi-sólidas e pastosas. O container IBC também é conhecido como reservatório IBC, contentor IBC, tanque IBC, ou bombona IBC. A tradução de IBC para o português é Contentor Intermediário para Mercadorias a Granel. Também pode ser chamado de grande recipiente para mercadorias a granel (GRG). As duas categorias de container IBC são os rígidos e os flexíveis.

Container IBC 1000 litros

Container IBC rígido

Os containers IBC rígidos são empilháveis, reutilizáveis e versáteis porque têm na base um pallet (madeira ou metal) que permite movê-los utilizando-se empilhadeiras e paleteiras. Podem ser fabricados em plástico, metal ou em material composto de ambos. Há ainda, modelos fabricados em cartão e em madeira. Os modelos de IBC rígidos comportam volumes intermediários entre os tambores e os isotanques. Aqui no Brasil o mais comum é o Container IBC 1000 litros. Dependendo do modelo de IBC, o volume pode variar entre 640 litros e 1.250 litros. É possível encontrar o IBC plástico com camada antiestática, com proteção de permeação contra gás, vapores e líquidos, revestidos em chapa de aço, específicos para produtos alimentícios, com aterramento, e até mesmo com agitador interno. Costumam ter suas classificações nos grupos de embalagens I e II. Existem também os containers IBC feitos em aço, que podem armazenar combustíveis e materiais inflamáveis com maior segurança. Os IBCs podem ser fabricados em diversos materiais, dependendo de seus requerimentos e aplicações. Os materiais mais comuns são:

  • Plástico – polietileno (PE) ou polietileno de alta densidade (PEAD)
  • Composto: aço galvanizado e plástico
  • Aço-carbono
  • Aço-inoxidável

Os tipos mais utilizados de container IBC são os gradeados soldados em aço galvanizado, com garrafa de plástico branca, chapas de identificação, tampas e válvulas de descarga em plástico. A base do reservatório IBC pode ser de madeira ou de plástico ou de aço, com cantoneiras em plástico para reforçar as propriedades antichoque. Também estão disponíveis com garrafas entre 2 a 6 camadas de plástico, para aplicações distintas. São adequados para o armazenamento e transporte de substâncias líquidas e viscosas.

Container IBC flexível

Os IBCs flexíveis são bolsas padronizadas com capacidades entre 499 e 998 kg e capacidade volumétrica entre 283 e 2.832 litros. Os materiais dos IBCs flexíveis mais comuns são o polietileno e o polipropileno. A sigla é FIBC, flexible intermediate bulk container, big bag ou bulk bag. Podem ser utilizados para tansporte de materiais fluidos, como: areia, fertilizante, plásticos granulados. Sua maior vantagem é diminuir seu volume quando esvaziado.  

Dimensões do IBC 1000 litros rígido

Os containers IBC têm medidas padrão entre 700 e 2.000 mm de largura, entre 1.000 e 1.350 mm de altura e 1.200 mm de comprimento. Essas medidas são adequadas ao tamanho dos paletes. Um container IBC 1000 litros vazio tem entre 56 kg e 78 kg. Um tanque IBC cheio pode comportar o peso entre 1.200 kg e 1.900 kg de substância, dependendo do modelo e fabricante Verifique sempre a capacidade, que é indicada como densidade máxima, e fica entre 1,2 e 1,9 kg/l.

Container IBC 1000 litros – Dimensões
Capacidade Nominal 1.000 litros
Comprimento 1.200 mm
Largura 1.000 mm
Altura incluindo palete 1.160 mm
Peso c/ palete aço 56 kg
Peso c/ palete plástico 59 kg

Acessórios para IBC

A abertura de enchimento pode ter tampa rosqueável e tampa de aperto de anel. As válvulas de descarga podem ter borboleta integrada, borboleta rosqueável ou válvula de esfera rosqueável. Os paletes pode ser em plástico com aço, palete de aço, palete totalmente de plástico. A chapa inferior estabiliza o conjunto e pode reter pequenos resíduos.  

Certificação e Homologação

Os modelos costumam ser certificados para zonas EX 1 e 2. A certificações ocorrem de acordo com as normas da ONU e INMETRO, que regulam o transporte de produtos perigosos no país e no exterior. Já os reservatórios IBC recuperados podem ser homologados por empresas recuperadoras que foram certificadas por instituições como INMETRO, Cetesb, Ibama, Polícia Federal. Assim podem ser reutilizados.  

Fabricantes e Distribuidores

Os fabricantes de IBC que têm fábricas no Brasil são: Schuetz-Vasitex e Mauser.

Para saber sobre distribuidores de container IBC no Brasil, você pode nos consultar por telefone: (11) 2279-9485

 

Igles Embalagens

Rua Décio da Silva, 251
Bonsucesso - Guarulhos - SP
Tel: (11) 2279-9485
MAPA

Logo Igles Embalagens IBC

Igles Embalagens

Rua Décio da Silva, 251
Bonsucesso - Guarulhos - SP
Tel: (11) 2279-9485
MAPA